quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Banho de ofurô: o balde pra nenéns

Você com certeza já tomou um divertido banho de balde na sua infância. Pois então, alguém teve a genial ideia de arredondar o fundo do balde e chamá-lo de ofurô. A gente ficou sabendo desse ofurô quando eu ainda estava grávida e encontramos ele em uma loja aqui em Natal por cerca de R$30,00. Não era o que algumas pessoas chamam de o "oficial" que é o TummyTub, que tem uma abertura maior do que o que a gente comprou e custa mais que o triplo, cerca de R$100,00.
Com 1 mês no ofurô com papai
No primeiro dia depois de sairmos do hospital, minha mãe foi me mostrar como dava banho na banheira que tinha dado pro Cauã. Ele não gostou nada nada, ficou chorando durante todo o banho. Minha mãe disse que nunca tinha dado banho de balde em recém-nascido e que preferia dar na banheira. Então eu pensei: o banho não deveria ser uma experiência ruim pra ele, já que ele viveu mais tempo dentro da água do que fora. Fui para o Mestre Google e seu parceiro youtube aprender como dar banho em recém nascido no ofurô. E aprendi! O primeiro banho de Cauã no ofurô foi uma tranquilidade só! No início eu e meu marido dávamos banhos junto (paisdeprimeiraviagemcommedinho) - um segurava e o outro ensaboava. Ele nunca chorou no balde. Foi incrível! Pelo que li, a água morna na altura dos ombros, o fundo arredondado e a restrição dos movimentos (que o faz se sentir mais seguro) ativam a memória da vida uterina. A hora do banho não é apenas um momento de limpeza, é também um momento de relaxamento, de estreitar os laços afetivos, de proporcionar uma experiência sensorial com o toque na pele, o som, a água morna. O banho é também uma oportunidade para aprender: podemos nomear as partes do corpo do bebê que vão sendo ensaboadas, podemos fazer sons com a água, e o que a criatividade permitir! Até hoje, com quase 3 meses Cauã toma banho no balde. Na banheira ele já tá curtindo também, balança as pernas empurrando água pra tudoquélado! Aqui a gente sempre fez assim: um banho de limpeza e um banho relaxante. Neste nós fazemos uma espécie de chá com camomila e folha de laranjeira e colocamos na água do banho, antes de ir pra água eu faço shantala com um óleo vegetal de lavanda e laranja, tudo com uma música relaxante, clássica ou Enya. É banho->mamar->dormir! É uma maRRavilha! Lá nas instruções do balde vem dizendo que é até 6 meses, mas não sei qual o parâmetro deles pra um bebê de 6 meses porque daqui a pouco ele já não cabe mais e aí eu vou comprar é um balde grande mesmo pra ele se divertir! E quando o pescoço fica mais durinho dá pra deixar o bebê sentadinho brincando... só tem que supervisionar, porque Cauã mesmo fica com a pontinha da língua pra fora querendo experimentar a água e alguns bebês querem mergulhar, enfiando a cara na água! Dá pra fazer uma versão refrescante também no calorão do verão! Diliça! Esse foi o vídeo que me ajudou!


2 comentários:

  1. no primeiro banho de Nina ela também não gosto, tanto da banheira como do baldinho, mas a partir do segundo ela gostou de todos. Acho que o grande lance é a segurança que os pais transmitem ao bebê. A gente (eu e Gabriel) no primeiro banho estavamos como vcs... uma loucura, mas quando conseguimos nos sentir seguros, passamos isso ao bebê também, ele deixa de ter medo e sente o conforto na água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito importante a energia que os pais passam pro bebê! Ainda mais pra nós, pais de primeira viagem... fomos adquirindo confiança na medida em que fomos vivenciando! :)

      Excluir