segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Amamentação parte 1 - resultados de uma minipesquisa


Começa agora uma série de posts sobre amamentação. Nesse post, o primeiro deles, apresento um pouco do meu relato de amamentação e depois mostro os resultados de uma mini pesquisa que fiz via facebook. 

Primeiramente quero agradecer a todas as mulheres que participaram da pesquisa e dedicaram parte de seu tempo para responder as questões colocadas. De alguma forma estaremos ajudando outras mulheres também, que estão atrás de informação. Muitíssimo obrigada a todas.

Lembro como hoje o embrulho que senti no estômago quando, ao encontrar meu filho no quarto (ele nasceu por cesárea), meu marido me respondeu que tinham dado leite artificial (LA) para nosso filho no berçário, mesmo ele tendo pedido que não dessem. O colostro já saía do meu peito, mas ninguém veio me ajudar a amamentar. No dia seguinte, quando uma das moças do berçário vinha para dar o leite artificial, eu carinhosamente disse: “Vamos combinar uma coisa? Você ajuda a gente a amamentar e, se ele não pegar, aí sim você dá o LA!” Ela concordou, me ajudou (só porque eu pedi) e Cauã conseguiu mamar. NOSSA! Que sensação maravilhosa aquela. Chorei de emoção, senti uma plenitude que nunca experimentara na vida. Os olhos dele se unificavam aos meus e eu transbordava amor e felicidade. Quando chegamos em casa, as duas primeiras semanas foram muito difíceis. Fora a dor dos mamilos, que sangraram e assaram, me sentia profundamente triste por não entender direito o porquê de estar tendo tanta dificuldade pra amamentar. Eu tinha o bico do peito plano, Cauã estava aprendendo a mamar e eu a dar de mamar. Depois de muitas idas ao banco de leite, de muitas visitas de nossa doula (que também é fonoaudióloga e consultora em lactação), de usar um bico de silicone pra ajudar a formar o bico (mas sempre tentava amamentar sem o bico de silicone antes), conseguimos! Eu não tinha ideia de que pra amamentar, eu tinha que aprender e o Cauã também. Na verdade, pensei que fosse uma coisa PÁ PUM. Depois que descobri que essa superação toda é comum a grande maioria das mulheres que amamentam, fiquei impressionada!
A partir da minha experiência me veio a ideia de fazer uma pesquisa informal via facebook. Lancei as perguntas, convidei um bocado de mulheres-mães e eis que obtive 11 relatos belíssimos de amamentação. Essas mulheres contaram um pouco de suas histórias também, e isso foi incrível! Permitiu contextualizar toda uma vivência. A pesquisa consistiu basicamente de cinco perguntas:
1) Como foi amamentar para você?
2) Você encontrou alguma dificuldade? Qual foi?
3) Você chegou a dar leite artificial? Se sim, por indicação de quem?
4) Como superou essa dificuldade? Quem te ajudou?
5) Parto normal ou cesariana?

O ato de amamentar foi relacionado a uma experiência “emocionante”, “mágica”, “extraordinária”, a um “momento de superação”, de entrega e todas citaram a palavra amor.

Apenas duas mulheres não encontraram nenhuma dificuldade em amamentar. As dificuldades citadas foram: pouco ou ausência de leite, bico curto, problemas com a pega¹, “bico não saiu”, ter que se ausentar para trabalho/estudo; e a grande maioria citou dor, assadura, rachadura, sangramento dos mamilos.
¹Sabe-se que algumas das dificuldades citadas estão relacionadas a problemas de pega, porém “problemas de pega” também foi citado como uma dificuldade.

Cinco mulheres deram LA por indicação do pediatra e uma deu por conta própria. Com isso totalizam 6 mulheres que utilizaram LA. Algumas deram por apenas um período, outras como complemento e outras como alimento exclusivo.

Entre as pessoas citadas como apoio para superar essa fase, estão: pediatra, mãe, marido, pai, outras mães com experiências parecidas, família, enfermeira, profissionais do banco de leite, acupunturista naturopata, fonoaudióloga e auxiliar de enfermagem

Das onze mulheres, oito tiveram seus bebês por cesariana e três por parto natural. Nenhuma mulher que teve cesárea e que teve mais de um filho teve um parto natural depois. Nenhuma mulher que teve parto natural e que teve mais de um filho teve cesárea.

Esses são os resultados da pesquisa. Num próximo post teremos uma entrevista com uma consultora em lactação sobre questões que apareceram nos relatos e dos resultados mostrados aqui. Em seguida faremos algumas discussões de acordo com essa minipesquisa também. 
Até lá!
:)

5 comentários:

  1. Muito bacana Gabi... Vai ser ótimo acompanhar essa série sobre amamentação. Parabéns pelo empenho em ajudar tantas mamães! Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Que bom que está gostando! Estou adorando escrever aqui! :) Muito obrigada! Beijos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Oi Gabi, você está de parabéns! Estou amando os posts e me identificando muito... ^^
    Também tive muita dificuldade para amamentar. Meu filho "não sabia mamar", ainda por cima cochilava no peito... rs Nós tínhamos que acordá-lo e alisar as bochechinhas para ele sugar.
    Tinha o bico do peito liso e além disso o meu peito não é do tipo que vaza quando enche, ele empedra! Tive febre várias vezes com início de mastite e como sempre tinha que desmamar para aliviar o incômodo e "fazer o mamilo" terminei ferindo sério... Toda vez que Guilherme pegava, uma lágrima caía dos meus olhos. Precisei usar o bico de silicone (que foi o que me salvou) ele evitava que o corte abrisse quando Gui sugava e foi o que, aos poucos, formou o bico. Quando cicatrizou eu suspendi o uso.
    Hoje, com 5 meses, ele mama lindo!!!!!! Quando vê o peitinho começa a pular e cantar de tanta alegria. Os olhinhos brilham **
    Amamentar não é fácil (ao menos, para mim não foi)! Mas desde quando ele ainda estava no meu ventre eu já imaginava segurá-lo no colo e amamentá-lo porquê é algo que só eu posso fazer por ele. Nada substitui. Amamentar é dar amor!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que está gostando! Vamos construindo juntas! Que bom que voce tem tanto leite! Já pensou em doar?

    Nossas experiências com a amamentação são parecidas! Tambem usei o bico de silicone e passei por momentos de chorar de dor e segurar o grito, mas passei por tudo com muita certeza de que estava fazendo o certo e o melhor pro meu filho! Amamentar realmente é algo absolutamente incrível! É muito amor!

    ResponderExcluir