domingo, 9 de novembro de 2014

Ser mãe é isso...

Foto: Paula Hilst
Essa semana fui ser doula voluntária em uma maternidade pública de Natal.
Acompanhei um trabalho de parto muito bonito, cheio de força e superação se uma
mulher de 18 anos que não se achava capaz, mas que se descobriu ser.
Ela lidava muito bem com as contrações enquanto eu a apoiava.
Bebia uma água, queria saber mais de mim, cochilava.

Até que.

Até que o obstetra de plantão considerou melhor colocar o tal do sorinho.
O sorinho é um soro com ocitocina e é utilizado para acelerar o trabalho de parto.
Tudo fluía bem, as contrações seguiam ritmadas e cada vez mais fortes.
Ela conseguia descansar entre as contrações, mesmo com intervalos curtos.

Mas aí o danado do hormônio sintético pediu além.
Forçou o corpo a fazer uma força que ele não queria.
E ela começou a achar que realmente não conseguiria.

Que dor horrível, ela dizia.
Está tudo bem? Estava tudo indo tão bem.

E eu ali, como ela, refém de um sistema hostil com a fisiologia humana,
com a humanidade humana.
Seu rosto não passava mais uma feição de superação e força.
Mas de uma força descomunal e um descontrole sobre o próprio corpo.

Eu ajudava como podia. E o médico, um homem, com três residentes, homens,
que nada sabiam. Nada sabiam de menstruação, de ovulação, de cólica, de gestar, orgasmar,
parir, a não ser o que liam em livros. Eles, que nunca mães serão.
Ele me vem então repetidas vezes com a seguinte frase, a cada vez que ela suplicava de dor:

"Ser mãe é isso.... ser mãe é isso..."

Eu segurava nos dentes um Como pode você saber?

Não sabe de nada, inocente.
Ser mãe não é morrer de dor. Não é ser violentada, mutilada.
Ser mãe tem um significado pra cada mulher. E esse significado permeia sentimentos leves
como o amor, a entrega, o auto conhecimento, o fortalecimento.
É resiliência.

O que você acha que é ser mãe Doutor.... é violência.
Tão naturalizada, legitimada e testemunhada por quem deveria cuidar, todos os dias.

Ser mãe tem outro sentido.
Quem já testemunhou um parto sabe como coisa toda é muito simples, na verdade.
Não precisa de toda a caixa de ferramenta de aço cirúrgico pra acontecer.
Eu gostaria que eles testemunhassem todos os dias quão belo parir e nascer pode ser.

psiu: quem quiser ver um parto lindo dá uma olhada nesse aqui

psiu 2: Desafio 11 dos 30! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário