terça-feira, 21 de outubro de 2014

Quiche vegana de alho poró



Hoje tem receita de quiche sem nenhuminha crueldade e cheia de nutrientes deliciosos!
Fácil e rapidona de fazer!
Essa receita é sucesso aonde quer que eu vá.
Eu não cozinho muito com medidas, sou mais de ver o ponto, então os cálculos aqui tão aproximados. Cauã ama essa receita e adora devorar com as mãos (e a gente também)!


Ingredientes
Margarina
1 pacote de biscoito cream cracker sem leite
Água
2 xíc castanha de caju
Aveia
Temperos
Alho Poró

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
1) Quebre os biscoitos e triture no liquidificador até virar uma farinha.
2) Em uma tigela, coloque a aveia junto com a farofa (veja a quantidade que te agrada. Eu acrescento ela para ficar uma massa menos pobre) cerca de 3 colheres de sopa de margarina sem leite e vá amassando com as mãos. O ponto dessa massa é que ela fique úmida, mas não molhada, e que quando você aperte ela fique na forma que você deixar.
3) Unte uma forma rasa (essa receita é para uma forma de cerca de 20cm) com margarina ou óleo. Espalhe a farinha pressionando no fundo da forma de maneira que fique uniforme e relativamente fina (mas não muito, pois pode ficar quebradiça).
4) Coloque no forno e aumente a temperatura para 205ºC. Enquanto a massa assa, vamos fazer a cobertura.
5) Bata no liquidificador a castanha de caju com água. Essa misture não deve ficar líquida como suco, mas numa consistência um pouco mais fina que uma vitamina grossa. Geralmente eu coloco um dedo acima da quantidade de castanha e se precisar adiciono mais depois na panela.
6) Corte os temperos que você gosta de usar (use a criatividade!). Eu uso alho, cebola, pimentão, tomate, alho poró. Primeiro refogo a cebola, acrescento o alho, o tomate, o alho poró, o pimentão e o sal e deixo cozinhar um pouco. Aí adiciono a mistura do liquidificador e misturo, deixando em fogo baixo. O objetivo é que a água evapore e o creme fique mais grosso. Isso é relativamente rápido.
7) Observe se a massa que estava no forno já está durinha. Você passando o garfo ela deve estar com aquela consistência de crocante, mas não ressecada. Se ela estiver farofenta, pode ser que você tenha colocado pouca margarina.
8) Agora é hora de montar: quando a massa estiver pronta, tire do forno, coloque o creme por cima, mas não coloque muito, pois pode ficar impossível de comer com a mão (que é bem mais gostoso) e ficar muito pesada pra massa. Espalhe bem, acrescente umas rodelas do talo do alho poró e polvilhe pimenta do reino se quiser. Eu gosto de colocar um pouco de azeite. Então leve ao forno novamente. O ponto é que ela fique com essa consistência da foto. O creme não vai ficar molhado. É como se ele se moldasse e ficasse mais compacto. Geralmente não leva mais que 15 minutos.
9) Voilá! 

post 2 do desafio 30 ideias em 30 dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário