quarta-feira, 10 de julho de 2013

Estação do desenvolvimento motor: brincando e aprendendo

Desde quando me vi sozinha com Cauã, quando ele era bem pequenino mesmo, eu já pensava em todas as brincadeiras que queria fazer com ele. Já falei de uma aqui, lembra? Então, eu sou absolutamente fascinada por esse universo do brincar, do descobrir. Amo ficar observando Cauã explorar as coisas. Desde cedo, a gente percebeu que ele tinha um choro de tédio. Ele chorava e a gente entendia o que ele queria dizer: tá chato, vamos fazer algo mais legal? Isso me instigou cada vez mais a fazer brincadeiras novas, a propor novos desafios. Fui fazendo algumas que eu criava, outras (a grande maioria delas) encontrava (e ainda encontro) com muita pesquisa na internet nessa maravilhosa blogosfera materna... Mas onde eu sempre encontro brincadeiras maravilhosas mesmo que é fonte certa de brincadeiras inteligentes é no grupo Montessori para Mamães e no site How We Montessori (em inglês).
 
Através da brincadeira/atividade (como queira chamar) que a criança aprende, né? Então, observando Cauã percebi que ele estava querendo abrir e fechar tudo: gaveta, porta, livro, tapete, interruptor... Então comecei a matutar o que poderia desenvolver. Comecei a pensar em uma caixa com uma porta, mas me pareceu um pouco óbvio demais. Então fui na fonte do grupo de Montessori e achei exatamente o que eu queria! Aí fui, tirei uma prateleira de um armário que tá encostado e furei com a furadeira essas coisas aqui embaixo que comprei em loja de material de construção.
 
 
Nesse espaço que tá sem nada eu tinha planejado colocar uma daquelas fechaduras que tem uma corrente, sabe? Mas não encontrei aqui perto de casa, então deixei o espaço para prender quando encontrar! Essa é uma estação de desenvolvimento motor. Tem vários tipos de movimentos que são realizados em cada um dos objetos. Deslizar, apertar, empurrar, puxar. Nessa tomada do meio eu coloquei um adaptador que tinha aqui em casa pra fazer o encaixe.
 

 
Cauã adorou! E eu também adorei fazer! Ele ficou um tempo passando a mão e tentando arrancar as coisas e depois começou a explorar outros movimentos! Acredito que com o passar do tempo vai ficar cada vez mais legal de acordo com o aprimoramento das habilidades motoras.

 
Gostou? Tem alguma dica? Fala pra gente! :)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário