quinta-feira, 18 de julho de 2013

Considerações sobre a estação do desenvolvimento motor

Recebi algumas perguntas e sugestões quanto ao brinquedo que fiz e achei importante registrar o que me foi colocado, por desencargo de consciência :)

- Observar se a parte debaixo da madeira está plana. Quando eu furei a madeira para colocar os pregos, eu passei um pouco da conta e furei até o chão (risos), mas tomei o cuidado de não deixar nenhum parafuso passar por debaixo da madeira. Assim, caso Cauã conseguisse virar, não se machucaria.

- As bordas da madeira devem ser arredondadas ou lixadas. Eu não fiz isso na minha madeira porque não achei necessário. Eu só ofereço esse brinquedo quando estou observando, não deixo ele sozinho com ele... Mas, caso queira, é importante livrar qualquer possibilidade de arranhões e machucados das quinas da madeira.

- Cuidados ao escolher o que pregar. Na hora de escolher o que pregar, levei em consideração os movimentos a serem feitos, a segurança do que ia ser pregado, a viabilidade de pregar na madeira (por exemplo, fechaduras eu não conseguiria pregar porque precisaria cortar a madeira, ou usar uma madeira mais funda). Nenhum dos materiais que escolhi oferecem perigo de cortes ou arranhões. A quina da dobradiça é a que eu acho que poderia oferecer maior risco, mas tenho o cuidado de observar bem quando ele vai utilizá-la. 

- Fazer a atividade com a presença de um adulto. Como eu disse anteriormente, sempre ofereço esse material quando posso observar o uso que meu filho faz dele. Assim, qualquer movimento mais grosseiro que possa vir a causar algum machucado, eu interrompo explicando o porque de não poder fazer aquilo. Até agora não tivemos nenhum problema com a estação. 

Será que esqueci de algo? Espero que não!
Se você lembrar coloca aí nos comentários pra compartilhar!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário