“Durante toda a minha vida tenho proclamado a necessidade da liberdade de escolha, da independência de pensamento e da dignidade humana. Todavia, entendo que a verdadeira liberdade é aquela interior, que não pode ser ensinada. Não pode nem mesmo ser conquistada. Pode somente ser construída dentro de si, como parte da personalidade e, se isto acontece, não poderá mais ser perdida”. - (Maria Montessori, New York – 1951) retirado de Lar Montessori
Maria Montessori foi uma
mulher a frente do seu tempo. Foi a primeira mulher a se formar em medicina na
Itália e dedicou sua vida às crianças. Seu trabalho começou na psiquiatria com
crianças com retardo mental. Seu primeiro grande feito foi alfabetizar essas
crianças, utilizando para isso um método próprio, baseado em experiências
sensoriais e atividades lúdicas. Em seguida, rompeu com a Universidade de Roma
por motivos pessoais e começou uma jornada dando aulas na pedagogia,
pesquisando e lançando livros sobre o aprendizado das crianças em suas escolas,
conhecidas como A Casa da Criança.
Para Montessori, o sistema
de ensino estava todo errado, pois estava estruturado para o professor e não
para o aluno. A maneira dos móveis na sala, a altura do quadro, os materiais
utilizados e o método; absolutamente tudo foi reformulado no seu método, que
cada vez mais mostrava ser um sucesso para o aprendizado de conteúdos
referentes a todos os setores da vida. O aluno passou de mero expectador para desempenhar
um papel ativo dentro da sala de aula, participando da organização do espaço,
do cuidado de uma horta, da limpeza do ambiente... Autonomia, independência,
organização e criatividade são características de crianças montessorianas. O
método Montessori ficou muito famoso na Itália e no mundo, principalmente pelo
desempenho excepcional e a disciplina que tinham seus alunos.
“Libere o potencial da criança e você
o transformará em um mundo”
Montessori
Maria Montessori acreditava
que se retirássemos os obstáculos, as crianças se desenvolveriam espontaneamente
através das experiências. Com Montessori eu passei a enxergar os ambientes da
minha casa na óptica da criança, no meu caso do meu bebê. Os ambientes devem
ser minimalistas, estilo clean, organizados e limpos. O quarto da criança/bebê
deve ser feito para ele, e não para a comodidade do adulto. Portanto, as coisas
importantes para que a criança veja e apanhe devem ficar ao seu alcance. A cama
deve estar no chão ou em uma altura que o bebê, ao aprender a engatinhar,
consiga sair por conta própria ou que a criança consiga sair sozinha. Um
espelho é importante para desenvolver a autoimagem. O ambiente vai se
modificando de acordo com a necessidade da criança, para que ela possa aprender
ao máximo com o ambiente em que explora. Um exemplo básico é quando o bebê começa
a se apoiar nas coisas para andar. Os pais montessorianos geralmente colocam
barras pelas paredes do quarto e/ou da casa para que a criança caminhe livremente
pelo ambiente.
O quarto de Cauã aos 3 meses, ainda tentando deixar o mais minimalista possível! |
Além do ambiente, Montessori
desenvolveu materiais próprios. Aqui no Brasil não encontramos quase nada
pronto, por isso os pais Montessorianos vão criando materiais similares para
fazer brincadeiras e brinquedos que proporcionem o aprendizado com prazer. Como
exemplo posso citar os móbiles para bebês (tema
para outro post), que podem ser feitos com cartolina ou argolas, seguindo
tutoriais encontrados na internet. No quesito materiais, Montessori
me ajudou a refletir ainda mais sobre que tipo de brinquedo eu daria para meu
filho brincar. Qualidade ao invés de quantidade. Como Cauã é o primeiro neto da
minha família e na do meu esposo, ele já ganhou muitos brinquedos. E eu já doei
muitos deles. Priorizo os que vão ser de maior interesse pro aprendizado
daquela faixa etária especificamente ou que possa ser útil em um futuro breve,
que não possuam barulhos artificiais ou luzes loucas que ficam acendendo e perturbando
apagando, que proporcionem maior exploração sensorial e claro, dou muito
valor aos brinquedos artesanais. Creio que com isso atualmente temos cerca de oito
brinquedos: laranja da Tiny Love (que tem várias texturas e cores e na medida que a criança se desenvolve, explora uma parte a mais do brinquedo), um bola de pano, dois mordedores, uma argola
de madeira, uma argola com guizo de plástico, um porquinho e um macaco de pelúcia e as
meias sensoriais (que eu já falei por aqui) - fora os livros, que são cinco. Ainda acho muito pra um bebê
de quatro meses, mas pelo menos todos têm sido utilizados.
Pra mim o maior desafio em
tentar ser uma mãe Montessori está sendo manter tudo organizado porque eu
sou muito bagunceira e clean porque eu sempre juntei muita tralha,
mas nada que a força de vontade não ajude a resolver! Quanto mais eu leio, mais
encantada eu fico com Montessori! Não gosto muito de dizer que sigo o método à
risca, mas muitas coisas foram reformuladas interna e externamente depois que
comecei a estudar ele.
Pra mais informações sobre Montessori recomendo:
- o site http://larmontessori.com/
- o grupo Montessori para mamães no facebook
:)
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